Se usa o Google Chrome no seu computador instale já a atualização

Sendo o browser mais usado na Internet, o Chrome tem um peso muito importante no que toca às medidas de segurança que oferece aos utilizadores. Estes precisam de estar protegidos e cabe à Google garantir esta segurança.

Assim, e mantendo o seu registo de qualidade do seu browser, a Google lançou há pouco uma correção importante. Vem corrigir 2 falhas graves no Chrome e assim impedir que estas sejam exploradas. É urgente que façam esta atualização no seu computador.

Chrome Google browser atualização segurança

Existem novas falhas de segurança no Chrome

Os ataques e a procura de falhas no Chrome são constantes. Os atacantes querem descobrir forma de poder roubar dados aos utilizadores e, dada a sua exposição, esta poderá ser a porta ideal para que o consigam.

Assim, e para que 2 falhas graves sejam resolvidas, a Google lançou uma nova versão do seu browser. O Chrome tem assim uma atualização disponível que devem instalar de forma rápida, para assim não ficarem expostos a problemas de segurança importantes.

A Google já tem a solução para estes problemas

Estas 2 falhas, marcadas como CVE-2021-3800 e CVE-2021-38003, não foram reveladas em detalhe pela Google, uma vez que estão acessíveis e podem ser exploradas. A Google quer que a nova versão seja instalada de forma massiva, para depois oferecer mais informações.

Chrome Google browser atualização segurança

Ainda assim, existe informação que descreve que a primeira falha resulta de uma “validação insuficiente de entrada não confiável no recurso Intents”. No segundo caso, o descrito mostra que implementação inadequada no mecanismo JavaScript V8 do browser da Google.

Saiba como atualizar já o seu browser

A nova atualização está a ser distribuída a todos os utilizadores, devendo ser instalado de imediato. Podem consultar a sua presença abrindo o menu Configurações, clicando depois em Ajuda e depois em Sobre o Google Chrome. Esta deverá estar presente e bastará reiniciar o browser.

Com estas duas novas falhas, sobrem para 13 as correções para vulnerabilidades de dia zero no Chrome. A Google tem assumido estes problemas e respondendo de forma rápida a estes problemas, lançado as atualizações necessárias para as corrigir.

 

 

Fonte: pplware

Como tornar o Windows 10 ainda mais rápido

Sempre que possível os utilizadores do Windows 10 devem otimizar este sistema. A Microsoft assume parte desta tarefa, mas muitas máquinas precisam de afinações específicas, quer pelo hardware presente, quer pelas necessidades dos utilizadores.

Para os ajudar a Microsoft deu ao seu sistema algumas opções que podem ser usadas nestas situações. Assim, e com pequenas alterações ao Windows 10, é simples tornar este ainda mais rápido e com um melhor desempenho.

Windows 10 rápido Microsoft alteração utilizadores

 

Tornar o Windows 10 ainda mais rápido

Na sua forma base, e com a configuração que a Microsoft aplica, o Windows 10 tem já um desempenho muito apelativo. Depende sempre do hardware presente, mas dá ao utilizador o que este precisa para realizar a sua função ou para poder navegar na Internet.

A Microsoft dá uma liberdade grande aos utilizadores e por isso estes podem afinar de forma fina parâmetros que alteram o Windows 10. Estes não são acessíveis diretamente, mas estão em áreas chave para serem usados apenas quando são realmente necessários.

Windows 10 rápido Microsoft alteração utilizadores

Opções que os utilizadores podem mudar

Para melhorarem ainda mais o Windows e torná-lo mais rápido, os utilizadores podem usar esta simples alteração. Comecem por abrir a app dedicada às Definições e depois procurem a opção Facilidade de Acesso.

Nesta área que agora ficou disponível, escolham o separador Ecrã. É aqui dentro que vão desligar algumas opções que não precisam e que vão melhorar o sistema. No final, na área Simplificar e personalizar o Windows, têm o que procuram.

Windows 10 rápido Microsoft alteração utilizadores

Alteração com base no que a Microsoft oferece

Cada uma destas opções vai aliviar o Windows 10 e impedir que alguns recursos sejam consumidos. Pode assim desligar as animações, as transparências ou esconder as barras de deslocamento. No limite, podem desabilitar a imagem que está no fundo do Desktop.

Combinem estas opções e desabilitem as que não necessitam. De imediato vão notar uma diferença no Windows e assim ter um sistema mais responsivo e com melhor desempenho. A somar com as melhorias da Microsoft, este fica ainda melhor.

 

Fonte: Pplware

Novo Edge da Microsoft para o Windows 10 está a chegar para todos numa atualização

O novo browser da Microsoft

Desde as primeiras versões deste browser que a Microsoft o tornou público e aberto a todos. As suas 3 versões permitem ter vários estágios de desenvolvimento e assim acompanhar o que vem a ser produzido ao longo do tempo.

A Microsoft acabou por lançar a sua versão oficial, mas apenas podia ser instalada de forma manual. Isso limitava a sua adesão, porque apenas quem sabia o que fazer tinha acesso a esta novidade no Windows 10.

Edge Microsoft Windows 10 browser atualização

Atualização para todos no Windows 10

Estava prometido para breve a sua massificação, através de uma atualização aberta a todos. Pois esse momento chegou e o novo Edge está já disponível numa atualização para ser instalada por todos os que ainda não estão a usar este browser.

Começou por chegar em duas atualizações, mas a Microsoft acabou por uni-las e assim disponibilizar uma única atualização para todas as versões do Windows 10. Basta aceder às atualizações do Windows e este novo browser estará presente para ser instalado.

Substituição transparente entre o Edge

Outra novidade que vem com esta instalação é o remover da versão anterior do Edge. A Microsoft garante uma migração transparente entre estas duas versões deste browser, sendo os dados transferidos e até os atalhos vão ser mantidos.

Se ainda não testaram o mais recente browser da Microsoft, então este é o momento certo. Tem já provas dadas e está hoje acima do que o Firefox tem, com muitos mais utilizadores. Basta instalar a atualização e fica de imediato pronto a ser usado.

 

Fonte: Pplware

Como desligar o WiFi do Windows quando ligar o cabo de rede ao seu computador

Configurar o Windows 10 para reagir às necessidades dos utilizadores não é difícil. As opções necessárias estão presentes e são simples de usar, para quem as procurar nas muitas possibilidades que a Microsoft oferece.

Estas permitem dar a este sistema capacidades de reagir a mudanças e assim adaptar-se. Um exemplo é a possibilidade de desligar a rede WiFi sempre que um cabo é ligado à placa de rede. Veja como o fazer.

Windows 10 desligar WiFi rede cabo

Nos dias de hoje é normal estarmos em mobilidade e mudar de espaço com frequência. Em cada um desses locais temos condições de rede diferentes, podendo encontrar redes WiFi ou ligações de cabo, tendo de alternar.

Assim, é importante dar ao Windows 10 a capacidade de desligar o WiFi sempre que ligamos um cabo de rede, para assim termos ligações mais rápidas e até mais estáveis. Esta configuração pode ser feita de duas formas simples.

#1 – Usar as definições WiFi do Windows 10

Na primeira opção vão usar as configurações da placa de rede, para assim desligar o WiFi sempre que o cabo for ligado. Comecem por abrir o Painel de Controlo e depois aí dentro vão ter de navegar para uma localização específica.

Escolham a opção Rede e Internet e depois Centro de Rede e Partilha. Cliquem na rede WiFi a que estiverem ligados e vão abrir a janela de estado. Aqui devem carregar no botão Propriedades depois em Configurar, na nova janela.

Windows 10 desligar WiFi rede cabo

Por fim, e na janela das propriedades da placa WiFi, devem carregar no separador Avançadas. Por fim, devem escolher na lista de propriedades a opção Desligar quando um cabo for ligado (Disabled Upon Wired Connect) e mudar a configuração para Ativado.

#2 – Ordenar o desligar quando ligar o cabo de rede

Caso a opção anterior não esteja presente, devem testar outra forma. Abram o Gestor de Dispositivos e abram a área das Placas de rede. Aí encontram a placa de rede e devem clicar nela 2 vezes para abrir a janela de Propriedades.

Windows 10 desligar WiFi rede cabo

Na lista de Propriedades devem escolher a opção Prioridade e VLAN e alterar o valor para Prioridade ativada ou Prioridade e VLAN ativada. Após estas mudanças devem reiniciar o Windows 10 para que as opções sejam assumidas.

Estas são duas formas simples de dar ao Windows a capacidade de se adaptar às redes presentes, sejam elas WiFi ou cabo. Conseguem garantir assim a mais rápida ligação à Internet, sem terem de estar a configurar as interfaces.

 

Fonte: Pplware

Novo visual do Facebook já está disponível para todos e traz Dark Mode

O Facebook acaba de apresentar o novo Facebook.com. O mais recente design já havia sido integrado nos dispositivos móveis mas agora chegou à versão web e está disponível para todos. São várias as mudanças implementadas no site da rede social, tornando-a numa plataforma mais rápida e fácil de usar.

Para além de todas as melhorias nas funcionalidades e no aspeto, o site do Facebook traz agora a opção de Modo Escuro para que a navegação seja mais leve aos olhos dos utilizadores.

Se perceber novidades na página do Facebook, não se admire pois as alterações ao visual da rede social já estão a ficar disponíveis para todos. As aplicações móveis já tinham sido atualizadas para a nova aparência, mas nesta semana a empresa de Mark Zuckerberg divulgou o novo design para o site.

De modo a entender quais as mudanças mais necessárias, o Facebook fez várias pesquisas e conversou durante meses com diversas pessoas.

Num relance sucinto, o Facebook está mais rápido, simples e fácil de usar, trazendo também o Dark Mode para completar uma oferta de melhor experiência ao utilizador.

Agora é mais fácil encontrar o que procura

Uma das novidades é que o Facebook tornou mais fácil a tarefa de pesquisa na rede social, através de uma navegação mais simplificada. Assim, agora será mais fácil encontrar vídeos, jogos e grupos.

Também a página inicial, bem como as transições da página irão carregar mais rapidamente.

Modo Escuro reduz o brilho e protege os olhos

Finalmente uma das mais aguardadas funcionalidades chegou à versão web do Facebook. O Dark Mode vai permitir que desfrute de um brilho mais baixo, juntamente com um contrate e vibração em modo escuro.

Assim, o utilizador poderá minimizar o brilho do ecrã quando se encontra em ambientes com pouca luz. Uma das vantagens desta opção é que torna a visualização de vídeos no Watch muito mais proveitosa. Ao mesmo tempo protege também os olhos do utilizador ao impacto da luz forte.

Gerir páginas, grupos e eventos mais facilmente

Através destas melhorias, poderá agora gerir mais facilmente os Eventos, Páginas, Grupos e Anúncios no Facebook.

Pode pré-visualizar um grupo novo e ver o seu aspeto nos smartphones, antes mesmo de o criar. Se ainda não recebeu estas atualizações do novo Facebook, aguarde pois estão, gradualmente, a chegar a todos os utilizadores.

 

Fonte: Pplware

Vodafone: Ajude na investigação à COVID-19 enquanto dorme

Por estes dias multiplicam-se as apps e plataformas tecnológicas de apoio à COVID-19. Na verdade, a tecnologia tem feito a diferença, pois automatizando os processos tudo se torna mais simples. Através da aplicação DreamLab, os portugueses podem agora contribuir para acelerar a investigação sobre o coronavírus enquanto dormem.

Esta app foi desenvolvida há três anos para ajudar na investigação contra o cancro foi agora reprogramada para integrar projeto do Imperial College London ligado ao COVID-19.

DreamLab: App da Fundação Vodafone para ajudar na investigação à COVID-19

A partir de agora também pode ajudar os cientistas do Imperial College London a acelerar a sua investigação sobre o tratamento do COVID-19. Para tal basta apenas que instale a App DreamLab que  é gratuita e junta inteligência artificial e o poder de processamento dos smartphones, criando um supercomputador virtual com capacidade para analisar milhões de dados, enquanto estamos a dormir.

Mário Vaz, Presidente e CEO da Vodafone Portugal e Presidente da Fundação Vodafone Portugal…

“Numa verdadeira luta contra o tempo, Organizações e Investigadores em todo o mundo procuram respostas para combater a pandemia COVID-19. É com enorme orgulho que lançamos a aplicação DreamLab em Portugal, a qual usa o poder de computação coletivo dos smartphones para ajudar a acelerar a investigação na área da saúde, nomeadamente no cancro e no coronavírus. Este é o verdadeiro exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a vida das pessoas, e mais relevante se torna quando todos podem dar o seu contributo”

A grande mais valia desta aplicação é a rapidez e a facilidade no processamento da enorme quantidade de informação que existe na comunidade científica. Enquanto que um computador ligado 24 horas por dia levaria décadas a processar estes dados, uma rede de 100 mil smartphones, com a aplicação ativa durante a noite, consegue realizar o mesmo trabalho em apenas dois meses.

Como funciona a app DreamLab para combate à COVID-19?

#1 – Carregue o smartphone

Faça o download da aplicação DreamLab, escolha um projeto para apoiar e, cada vez que o seu telemóvel estiver ligado, carregado e conectado à Internet, estará a contribuir para acelerar uma investigação científica vital na área da saúde. (Os utilizadores de iOS terão de clicar em Ativar DreamLab).

DreamLab: App da Fundação Vodafone para ajudar na investigação à COVID-19

#2 – Durma

Carregue o seu telemóvel durante a noite e, enquanto dorme, o DreamLab aproveita o poder de processamento não utilizado para apoiar investigações vitais na área da saúde.

DreamLab: App da Fundação Vodafone para ajudar na investigação à COVID-19

#3 – Combata a COVID-19

Juntamente com milhares de outros utilizadores, ao descarregar o DreamLab, irá utilizar o seu telemóvel para alimentar um supercomputador virtual, capaz de processar milhares de milhões de cálculos, contribuindo para a investigação de melhores formas de combate à COVID-19.

DreamLab: App da Fundação Vodafone para ajudar na investigação à COVID-19

O objetivo deste projeto de investigação ligado ao COVID-19 passa por, numa primeira fase, identificar medicamentos e moléculas dos alimentos com propriedades antivirais. Concluída esta recolha, pretende-se otimizar a combinação entre estes medicamentos e os alimentos, de forma a melhorar a sua eficácia no tratamento do coronavírus. Os investigadores do Imperial College London acreditam que, a longo prazo, este trabalho pode acelerar o acesso a medicamentos eficazes e permitirá tratamentos personalizados contra esta doença infeciosa.

 

Fonte: Pplware

Windows 10: Há 4 novas vulnerabilidades que devem corrigir imediatamente

 

Fonte: Pplware

Roaming: Não tenha surpresas na sua fatura das comunicações

Vai viajar para o estrangeiro? Leva consigo um telemóvel, tablet ou computador portátil?  Vai fazer e receber chamadas de voz, enviar e receber SMS ou aceder à Internet, nos referidos equipamentos?

A ANACOM disponibiliza-lhe este vídeo para o ajudar a perceber as regras e o que está em causa quando está em roaming e não ter surpresas na sua fatura.

Vai viajar para o estrangeiro? Veja este vídeo da ANACOM e fique a saber as regras para utilizar o telemóvel, tablet ou computador portátil fora de Portugal e não ter surpresas na fatura.

Antes de viajar, lembre-se que deve contactar o seu operador e confirmar:

  • se o seu contrato permite o serviço de roaming no país de destino, ou seja, se lhe permite usar o seu telemóvel ou aceder à Internet através do seu computador portátil, tablet ou smartphone;
  • se tem de trocar o telemóvel (dependendo do país para onde vai viajar, poderá necessitar de um equipamento dual-band ou tri-band);
  • quais os preços do serviço de roaming nas chamadas de voz, SMS, MMS, acesso à Internet, utilização de voice mail, etc., e quais os limites de utilização associados, quando aplicáveis;
  • que rede deve escolher no país que vai visitar, de forma a diminuir os custos (em particular no caso das comunicações para fora do Espaço Económico Europeu – EEE1);
  • se deve ativar ou desativar serviços como o desvio de chamadas, o voice mail, etc., (em particular no caso das comunicações para fora do EEE) e como pode fazê-lo;
  • se tem ativa a funcionalidade “limite de consumo” para o serviço de acesso à Internet em roaming e, em caso afirmativo, quais os limites aplicáveis.

Fonte: Anacom

Pin It on Pinterest